terça-feira, 14 de maio de 2013

Contexo


C) Comunicação na Prática: Identificação de
Territórios (Ativ
idades não
presenciais).
Ementa
: Desenvolvimento de práticas comunicativas. Apropriações comunicativas do
espaço urbano. O lugar onde se vive e a sociabilidade local. Espaços educativos da
cidade. Identificação da produção cultural local.
Atividades sugeridas:
Mapeamento local de espaços de sociabilidade.
Mapeamento de coletivos/indivíduos e lugares ligados a práticas artísticas e culturais
ou outras temáticas.
Produção de perfis em redes sociais.
Criação de blog para relato e discussão
de experiências da disciplina. (Wordpress,
Blogspot etc.)
Realização de mostras para apresentação de produtos e relatos de experiências.
Promoção de debates em torno de temas significativos para a comunidade escolar.
Participação em eventos (seminários,
debates, de mobilização social etc.)
Experiências comunicativas entre alunos de diferentes escolas. (e
-
carta, vídeo
-
carta,
encontros artísticos etc.)
Realização de visitas
Museus, centros culturais, espaços educativos, exposições de
arte, eventos artíst
icos, espetáculos teatrais, emissoras de TV e rádio e outros
veículos de comunicação.
Referências iniciais:
A REDE.
http://www.arede.inf.br/
Associação Cidade Escola Aprendiz. Bairro
-
Escola: passo a passo.
http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_14794.htm
CORDEIRO NETO
, José Raimundo e ALVES, Christiane Luci Bezerra . A relação
entre escola e território na promoção do desenvolvimento local
: implicações para as
políticas educacionais. 4o. Congresso Brasileiro de Sistemas, Franca, 2008. Sessão
Temática: (G) Sistemas de Educação.
http://legacy.unifacef.com.br/quartocb
s/artigos/G/G_134.pdf
MEC. Publicações do Programa Mais Educação:
Territórios educativos para a educação integral: a reinvenção pedagógica dos
espaços e tempos da escola e da cidade.
Caderno Cultura e Artes
Cultura Digital
Comunicação e uso de mídias
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16727&Itemid
=1119
Observatório da Diversidade Cultural
Observatório da Juventude

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